8 de junho de 2007

IMCA - INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NA APRENDIZAGEM

Introduzimos o tema Projetos de Aprendizagem, com o relato de experiências da porfessora Nilva Michelon e os projetos de seus alunos da 8ª série na EEEF Vitória Quintela Ly que estão disponíveis: www.nilvamichelon.pbwiki.com.br . Vamos gora aprofundar algumas leituras sobre os "Projetos de Aprendizagem". Vocês receberam por e-mail lista-sugestão de sites sobre o assunto. Agora reflita e comente:
  1. A metodologia de projetos, pode tornar o processo de aprendizagem mais significativo para os alunos? Por quê?
  2. Você acha possível desenvolver projetos no seu fazer pedagógico?
  3. Como fica a aprendizagem com projetos em relação a estrutura e organização escolar?

6 comentários:

Anônimo disse...

PAs,já nos PCNs esta metodologia era debatida, acredito que um PA bem elaborado e trabalhado pelo grupo sempre dará certo, onde todos participam os projetos são mais construtivos, tenho certeza na aplicabilidade dos PAs,devemos desenvolve-los dentro de nossas capacidades e buscando sempre o melhor, a aprendizagem informal,participativa com respeito e estruturação acrescenta no desenvolvimento de nossos educandos e principalmente em nossas aulas.Toda a quebra de paradigmas cria um determinado receio, mas somente assim é que iremos de frente aos desafios sem medo,ousando para o crescimento de todos.Abraços,ProfªPipa Noya

Anônimo disse...

Olá Maria Cristina (Pipa)
Realmente a metodologia de Projetos não é algo tão novo assim, muitos pensadores da educação já vem apresentando o tema e suas vantagens para a aprendizagem, como: Montessori (1907) que defende temas lúdicos e o ensino ativo, Dewey e Kilpatrick - década de 20 acentuam a preocupação de tornar o espaço escolar um espaço vivo e aberto ao real,Freinet - década de 30 - propôs a valorização do trabalho e da atividade em grupo para estimular a cooperação, a iniciativa e a participação, Paulo Freire - década de 60 - é destaque na educação brasileira com a introdução do debate político e da realidade sóciocultural no processo escolar com a educação libertadora e os chamados temas geradores,Antoni Zabala - década de 90 e século XXI - (Espanha) entende que a complexidade do projeto educativo deve ser abordado por um enfoque globalizador no qual a interdisciplinaridade está presente,Jolibert na França, Adelia Lerner e Ana Maria Kaufman, ambas na Argentina, também divulgam estudos sobre propostas educativas globalizadoras, Miguel Arroyo, entre outros educadores brasileiros, defende a presença na escola dos temas emergentes, de um currículo plural e a professora Léa Fagundes (UFRGS) há anos realiza experimentos, orienta escolas e alunos, é grande defensora da aprendizagem por projetos.
Nessa perspectiva, como você mesmo cita, a quebra de paradígmas cria um certo receio e, eu acrescento uma certa resistência. Apesar dos inúmeros exemplos positivos de construção do conhecimento na aprendizagem por projetos, ainda há uma grande barreira a ser transposta nas escolas e na ação do professor. Por que é tão difícil mudar? por que é tão difícil acreditar e se lançar no novo? Como podemos atuar em nosso entorno educacional para implementar essa ação?

Anônimo disse...

Acredito que um processo de ensino -aprendizagem realizado através da metodologia de PA realmente possa levar a uma maior integração e efetivaçào de aprendizagem, tendo em vista que tanto professor como aluno, se sentem mais envolvidos no processo, desde que para isso seja feito um planejamento e um trabalho em equipe, e o professor ao longo do processo faça de forma o acompanhamento das atividades sempre levando em consideraçào a sua intencionalidade dentro da ação proposta.
Sirlene

Anônimo disse...

A dinâmica de pensar educação, é um início de esboço de projeto. Quando reunimos a comunidade escolar, no início do ano letivo, para a primeira reunião pedagógica para iniciarmos as atividades letivas, estamos aí apresentado um planejamento em conjunto numa dinâmica de grupo.
Portanto, a prática de projetos a serem desenvolvidos leva toda a comunidade escolar a um comprometimento e um envolvimento com o fazer pedagógico. Nesse contexto, quando detectamos um problema e nos propomos a solucionar e definimos com clareza os objetivos gerais e os específicos, o projeto terá sucesso. O bom é começar com projetos pequenos e com cronograma a curto prazo e ao final reunir as pessoas envolvidas e fazer uma avaliação séria a respeito do trabalho proposto.
ADEMAR

Anônimo disse...

Nosso debate está esquentando!
Estamos aguardando a participação dos demais professores-cursistas,para interagir nesse espaço de reflexão sobre os Projetos de Aprendizagem. Vamos lá turma, pois amanhã continuaremos nossas atividades presenciais.
Marinez

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e